domingo, 30 de janeiro de 2011

Presidente ou Presidenta?


Presidente ou Presidenta?

Reparação Oportuna "Tenho notado que a candidata Dilma Rousseff vem sendo chamada de primeira 'presidenta' do Brasil.

Muitos, como eu, se perguntam: Presidenta?!?!...

Essa palavra existe? Como teremos esse problema pelos próximos 4 anos (problema de português, que fique claro), pesquisei e encontrei: No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante, o de constituir é constituinte, e assim por diante.

O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade. Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação expressa por um verbo, temos que adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.

Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não 'presidenta', independentemente do gênero, masculino ou feminino. Se diz chama ardente, e não chama 'ardenta'; se diz estudante, e não 'estudanta'; se diz adolescente, e não 'adolescenta'; se diz paciente, e não 'pacienta'. Dizer que 'falar presidenta não está errado' é desconhecer a própria lingua e correr o risco de sair por aí falando, por exemplo, que a presidenta se comporta como uma adolescenta impacienta que quer estar mais eleganta e ser mais sorridenta porque é a representanta do povo e dirigenta política do país"

* Ana Maria Nachornik

Nenhum comentário:

Postar um comentário